Com a conciliação as empresas reduzem custo e otimiza demanda.
A conciliação envolve diretamente os interessados, e a figura do conciliador que é um facilitador do conflito, tem prerrogativa de sugerir uma solução, pois tem conhecimento jurídico para orientar e esclarecer as partes, uma vez que interfere na solução do conflito.
Ingressar com uma lide no Poder Judiciário além da morosidade, muita das vezes gera um custo elevado, o que não é interessante para a Empresa, outro fator importante muitas das vezes esses conflitos se tornam público, causando um impacto negativo inclusive na avaliação das ações da empresa pelo Mercado e clientes.
Na conciliação eletrônica, dificilmente alguma informação escapará, ao passo que no Poder Judiciário não há como evitar a publicidade de um processo.
Além do tempo e do sigilo, há outro aspecto.
Existem relacionamentos que se perpetuam. Por exemplo, um desentendimento entre um empresário e um fornecedor que se tornaram grandes parceiros ao longo dos anos, se o desacordo for levado ao Poder Judiciário, o peso do tribunal pode causar uma ruptura entre as partes de tal ordem que o relacionamento comercial se extingue. Se as partes querem resolver o conflito, para o bem de todos, sem dúvida alguma a conciliação é a melhor opção.
Outra situação em que a conciliação se aplica muito bem diz respeito aos custos. Com certeza, entre todas as possibilidades, é a que tem o menor custo. Envolver-se pessoalmente para resolver um problema que é seu, custa muito menos do que contratar terceiros, além dos custos do tribunal arbitral ou do Poder Judiciário. Essas despesas são somadas a um eventual prejuízo que se está assumindo com o próprio nascimento do conflito.
E pensando em você empresário a ConciliarBR montou um segmento exclusivo para melhor atende-lo, venha ser nosso parceiro.
Envie uma solicitação de conciliação e entraremos em contato para te ajudar a solucionar.